FANDOM

BiomasEditar

Os biomas são todas as paisagens que você encontrará no mundo de Terraria. Os biomas são conjuntos de blocos e que dentro de si tem sua própria fauna e flora. A biodiversidade em Terraria é bastante ampla, tendo-se monstros fictícios e montros reais. Os biomas mais comuns são as Florestas e os Desertos. Distânciando-se do centro do seu mapa, poderá encontrar a Jungle (Selva) ou a Corruption (Corrupção), e aos extremos do mundo encontrará grandes corpos d'água, os oceanos. Os biomas não se registringem somente a superfície, existindo também biomas no sub-solo. Depois de derrotar o Wall of Flesh, um novo bioma surgirá (Hallow) e a Corruption se tornará mais presente em seu mundo.

Principais biomasEditar

FlorestasEditar

A floresta é o bioma inicial de jogo. Nela, você encontrará coelhos, slimes e pássaros. A característica principal deste bioma é a fartura em árvores, consequentemente em madeira, que ajudarão todo jogador em seus primeiros dias. A Flora deste bioma é caracterizada por grama bem verde e com o passar do tempo, mato em médio altura. É possível encontrar flores roxas e vermelhas, além da "Daybloom", e também cipós em algumas áreas. Lagoas e lagos são bastante normais e geralmente não são muito grandes. 

No hardmode, à noite se tornará mais difícil, com Wraiths e Wandering Eyes. 

CorruptionEditar

A Corruption é um bioma perigoso, com monstros relativamente fortes. A Flora presente na Corruption é de cor roxa. As árvores ficam copas roxas ao se tornarem "corruptas", porém sua madeira permanece igual. Algumas plantas pequenas de cor amarela podem ser encontradas, e também a "Deathweed". Espinhos crescem pela superfície e podem dar dano no jogador. Na corruption existem diversos buracos relativamente estreitos que se estendem até uma porção mais profunda, onde se encontrará diversos "Demon Altar". Nessa porção também é possível observar esferas pulsando e emitindo uma luz roxa, chamadas "Shadow Orb". Além disso, a Corruption é o lar do Boss "Eater of Worlds".

No Hardmode, a corruption passará a se espalhar para outros biomas, e substituirá pedras normais por "Ebonstone". Monstros mais fortes aparecerão e também vão contribuir para que a corruption se espalhe.

DesertoEditar

  • Nos desertos são encontrados apenas dois monstros, os "Vultures" e os "Antlions". As grandes dunas de areia e as piramides nas piramides tambem foi adiçionada uma nova sala são as características principais e não há nada a mais de interessante, a não ser os cactus e uma espécie de planta chamada "Waterleaf".

No hardmode, os desertos podem se tornar Corruptos ou Sagrados (Hallow). Em ambos, as múmias serão substituídas por suas equivalentes (Dark ou Light Mummy) e a areia passará a ser Ebonsand ou Pearlsand. 

JungleEditar

A Jungle é um bioma muito grande e de difícil sobrevivência a jogadores desavisados. É possível encontrar muitas árvores, porém muitas massas d'água e o terreno fortemente acidentado são desafios para os aventureiros. O solo da Jungle não é de terra, mas sim de lama (Mud). Sua grama é de um tom verde mais forte que os das Florestas, e pode-se encontrar pequenas plantas de cor avermelhada e também a "Moonglow". Na porção subterrânea da Jungle é possível encontrar vespas de vários tamanhos e plantas carnívoras. Outra planta pode ser encontrada, chamada "Jungle Spore". Ainda, existem pequenos templos feitos em ouro com um baú contendo tesouros valiosos. Chama a atenção também a riqueza em minérios como prata e ouro.

CavernasEditar

As cavernas são complexos de túneis que chegam a profundidades extremas. Nela se encontram muitos minérios e também monstros. As cavernas são repletas de armadilhas e não possuem uma flora diversa. Nas partes mais rasas, você encontrará a planta "Blinkroot". Vermes e minhocas são bastante comuns. Baús podem ser encontrados com tesouros valiosos. Casas abandonadas de mineradores podem ser encontradas e nelas geralmente são encontrados baús e estátuas ou alguma mobília.

No hardmode, as cavernas se tornam mais agressivas. Monstros mais fortes aparecerão e no caso das cavernas com Hallow, você achará "Crystal Shards", pequenos cristais utilizados na construção de alguns itens. 

HallowEditar

A Hallow é um bioma contrário a Corruption. Ela aparece no seu mundo quando se entra no hardmode, ao derrotar o Boss "Wall of Flesh". A Hallow é um dos biomas mais difíceis de se sobreviver pois a presença de monstros como unicórnios, fadas e Gastropods são verdadeiros incômodos, já que dão um dano significativo a jogadores mais fracos. A Hallow é caracterizada pela grama azul clara e pela copa das árvores coloridas. Nela você não encontrará muitas coisas diferentes, sendo um bioma pobre em termos de diversidade.

OceanosEditar

Os oceanos são biomas pequenos presentes nos extremos do mapa. Nele você pode encontrar tubarões, caranguejos, águas-vivas e corais. No fundo dos oceanos geralmente se encontra baús contendo algum tesouro. 

DungeonEditar

A Dungeon é um "sub-bioma", já que não apresenta nenhum tipo de vegetação. Nas dungeons você encontrará diversos tipos de esqueletos vivos, e vários tesouros. Existem duas armadilhas, as burning wheels e as spike balls. A Dungeon é decorada com livros e velas, e é uma espécie de cripta. É na Dungeon que se pode conseguir ossos para se fazer a "Necro Armor", que é uma armadura classificada como "mediana".

NeveEditar

Esse é um bioma extremamente pacífico. Basicamente não há diferença entre ele e a floresta, a não ser a falta de vegetação. Esse é o único bioma com um efeito de partículas próprio. É Necessário A Presença 300 Ou Mais Blocos De Gelo Para Que O Fundo E A Musica Começe A Mudar.

Ilhas flutuantesEditar

São ilhas que flutuam em grandes alturas do mapa. Nelas você encontrará minérios e uma pequena casa feita de tijolos de ouro, prata ou cobre. Nela, terá um baú trancado, que só pode ser aberto por uma chave encontrada na dungeon. Nas ilhas flutuantes sempre são encontradas harpias e no hardmode, Wyvern, um dragão e espécie de mini-boss.

MeteoroEditar

Nessas zonas especiais, são encontrados apenas o minério de meteorito e as "Meteor Heads", que são monstros que atacam o jogador frequentemente. Meteoros podem cair no seu mundo naturalmente e tem uma chance de cair caso algum jogador destrua uma Shadow Orb. Podem cair em qualquer lugar do mapa. Os equipamentos de meteoro são um grande avanço ao jogador novato, sendo classificados como "medianos".

Sub-mundoEditar

O Sub-mundo, ou inferno, é a parte mais baixa de seu mundo. Nele, pode ser encontrado o valioso minério "pedra infernal". No sub-mundo existem muitos monstros fortes, e a constante presença de lava podem representar um risco muito alto a qualquer jogador inexperiente. No sub-mundo se encontra "Ash", que compoêm basicamente todo o solo da região. Em meio aos blocos de Ash, você encontrará casas feitas de Obsidian Brick e de bloco de pedra infernal, e dentro delas poderá encontrar um baú trancado ou "Hellforges", que são fornalhas mais poderosas. Somente no sub-mundo pode-se encontrar a Fireblossom, usada em várias poções. É uma das áreas mais perigosas antes do hardmode.

EspaçoEditar

Surface/UndergroundEditar

ForestEditar

SnowEditar

DesertEditar

JungleEditar

The Crimson and The CorruptionEditar

MushroomEditar

OceanEditar

CavernEditar

Underground SnowEditar

Underground MushroomEditar

Underground JungleEditar

Underground DesertEditar

UnderworldEditar

HardmodeEditar

The HallowEditar

Underground HallowEditar

Underground CorruptionEditar

Underground CrimsonEditar

Corrupted/Crimson Deserts & Hallowed DesertsEditar

Mini BiomesEditar

DungeonEditar

MeteoriteEditar

Spider NestEditar

Bee HiveEditar

Jungle TempleEditar

Marble CavesEditar

Granite CavesEditar

Treasure RoomsEditar

Underground CabinEditar

Jungle ShrineEditar

Ruined HouseEditar

Gemstone CaveEditar

Floating IslandsEditar

PyramidEditar

Living TreeEditar

Thin Ice PatchEditar

Enchanted Sword ShrineEditar

Jungle SanctumEditar

Heart ShrineEditar

Hybrid BiomesEditar

Hybrid BiomesEditar

Biome Existence RequirementsEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória