FANDOM

Dano de quedaEditar

O Dano de queda é uma das mecânicas de jogo, sendo uma das mais básicas. Logo que o jogo começa, o jogador deve ter conhecimento pois poderá ser morto pelo dano de queda facilmente. O dano de queda só acontece quando o jogador cai de uma altura que excede um limite marcado pelo próprio jogo, que é 25 blocos. Se a queda for mais que 25 blocos, o jogador começará a receber dano. 

A velocidade que o jogador cai não é determinante para o dano, e sim somente a altura e a defesa

Teoria e Fórmula

Quando a queda em questão ocorre em sua forma mais básica (somente o player caindo em um bloco, sem o uso de acessórios de vôo) o valor do dano recebido só é afetado por duas variáveis: A defesa e a altura. Nenhuma dano é sofrido caso a altura seja menor que 25 blocos. A partir de 25, a cada bloco que o jogador cair a mais receberá 10 de dano (Ex: Se cair 26 blocos, recebe 10, se cair 27, recebe 20). Com isso, podemos escrever a seguinte equação:

Dano = 10(Altura - 25)

Considerando também a defesa do jogador e que cada 2 pontos de defesa anulam 1 ponto de dano, a equação será a seguinte:

Dano = (1, 10(Altura - 25) - (Defesa/2))

Estratégias para não receber o dano

Parar a queda: De longe a estratégia mais óbvia. Basicamente, ao usar itens como Cloud in a Bottle, Rocket Boots ou Grappling Hook você negará 100% do dano recebido

Preparar a queda: Ao final de sua queda, é interessante colocar água ou cobweb (teias) para amortecer a queda e não sofrer nenhum dano. Vale notar que para a água, é necessária uma profundidade de 3 blocos. 

Acessórios específicos: A maneira mais fácil de impedir a queda é usando acessórios específicos para tal, como a Lucky Horseshoe ou a Obsidian Horseshoe. As Asas também impedem qualquer forma de dano de queda.

Para-quedas: Ótimas alternativas no começo de jogo, porém requisitam agilidade do jogador. Existem dois tipos de para-quedas; Os de Cobweb, em que consta colocar uma teia bem em baixo dos seus pés na hora que vai cair, sendo no fim da queda ou nas laterais aos poucos. Os para-quedas de água são bem melhores, e são basicamente guardar com você um balde d'água e usá-lo quando estiver caindo. Assim, a água irá te fazer cair bem devagar e não receberá nenhum dano.

Escada de areia: Escadas de areia são mais seguras que os para-quedas, porém consomem muita areia. Basicamente, você precisará de blocos de areia e irá construir um complexo de escadarias com eles. Isso só é possível pelo fato da areia sofrer com a ação da gravidade.

O dano máximo

Embora não tenha um dano máximo predefinido, existe uma altura máxima daonde você pode cair, que é o topo de um mundo grande até o fim do sub-mundo. Como a maior altura que um jogador pode ir num mundo largo é dê 2352 blocos, o maior dano que pode ser recebido é de incríveis 23270.

Também no FANDOM

Wiki aleatória