Picaretas são as principais ferramentas no jogo. Elas são usados ​​para a minerar terra , pedras , minérios e outros blocos. Os jogadores são aconselhados a atualizar sua picareta sempre que possível, pois elas são um dos itens mais utilizados no jogo.

O jogador começa com uma Copper Pickaxe . Quando parado, tem um alcance de 4 pés (2 blocos) acima / abaixo do player, e quando encostado em uma parede, o alcance é de 8 pés (quatro blocos) na frente. No entanto, a partir da Iron Pickaxe , a faixa fica melhor (6 pés / 3 blocos acima e abaixo, 10 pés / 5 blocos na frente). Picaretas são criadas usando uma Iron Anvil .

Pickaxe Damage

Pickaxe 

Power

Speed

Materiais para Craftar

Pode Minerar
Terraria Copper Pickaxe.png

Copper

Pickaxe 

4 35% Fast

12 Copper Bars

Wood

Qualquer coisa até Meteorite e Demonite
Tin Pickaxe.png

Tin

Pickaxe

5 35% Fast

12 Tin Bars

Wood

Qualquer coisa até Meteorite e Demonite
Cactus.png

Cactus

Pickaxe

5 35% Fast

15 Cactus

Qualquer coisa até Meteorite e Demonite
Terraria Iron Pickaxe.png

Iron

Pickaxe

5 40%

Very

Fast

12 Iron Bars

Wood

Qualquer coisa até Meteorite eDemonite
Lead Pickaxe.png

Lead

Pickaxe

6 43%

Very

Fast

12 Lead Bars

Wood

Qualquer coisa até Meteorite e Demonite
Terraria Silver Pickaxe.png

Silver

Pickaxe

6 45%

Very

Fast

12 Silver Bars

Wood

Qualquer coisa até Meteorite eDemonite
Terraria Gold Pickaxe.png

Gold

Pickaxe

6 55%

Very

Fast

12 Gold Bars

Wood

Meteorite Ore

Demonite Ore

Platinum Pickaxe.png

Platinum

Pickaxe

7 59%

Very

Fast

12 Platinum Bars

Wood

Meteorite Ore

Demonite Ore

Terraria Nightmare Pickaxe.png

Nightmare

Pickaxe

9 65%

Very

Fast

12 Demonite Bars

Shadow Scales

Hellstone

Obsidian

Ebonstone

Dungeon Brick

Deathbringer Pickaxe.png

Deathbringer

Pickaxe

12 70% Fast

12 Crimtane Bars

6 Tissue Samples

Hellstone
Terraria Molten Pickaxe.png

Molten

Pickaxe

12 100% Fast 35 Hellstone Bars Cobalt Ore

Como armas, picaretas podem bater rápido, mas dão poucos danos. Picaretas não são recomendados para uso contra monstros a menos que o monstro seja fraco e as picaretas de alto nível. Picaretas podem ser úteis, também, para limpar plantas e cipós.

Drills são efetivamente melhores que picaretas, eles são mais rápidos e mais eficientes, mas pode ser mais difícil de parar projéteis como os de Fire Imps enquanto minera.